quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Na Justiça do Amor - Capítulo 005

05
Temos a liberdade para falarmos as palavras que quisermos, mas é importante lembrar das conseqüências das palavras negativas. Muitos acreditam que isso se trata de uma sinceridade, mas sinceridade é uma das coisas boas e que quem diz que todas essas palavras negativas é sinceridade não costuma experimentá-la de fato se não saberia diferenciá-las. Imagine alguém sincero de verdade, que tem coragem de dizer as coisas boas, de admitir que estava errada inclusive a respeito dessa falsa ideia de sinceridade. Essa falsa sinceridade é sim um erro, é algo devastador que acaba com amizades e relacionamentos, é um achismo, um egoísmo, uma grosseria que quando você percebe o que realmente pode ser tarde demais. (Ciro)

Cena 01: Pérola conversa com Lúcio

Pérola: Então eu vou dizer.
Pérola: Vou atrás de Rubens. Acabei de lembrar-se de quem se trata, é um homem charmoso, adoraria ser amante dele e ainda por cima pedir a ele o que eu quero.
Lúcio: A senhora você está indo longe demais. Você é muito poderosa para ser a outra, a senhora deve ser única na vida de alguém.
Pérola: Acorda Lúcio, todos esses anos comigo e você não percebe que não quero amor e sim prazer. Amor eu tive um, muito grande, mas morreu, agora quero ser a viúva solitária, e agir nos bastidores. Não estou fazendo nada de errado, e você Rubens faz meu tipo de homem que tem bom gosto. Os alimentos que sua empresa produz isso sim é comida de verdade, não aquela coisa que seu amigo me ofereceu. Vou sim procurá-lo e dispenso sua opinião. Você é pago para me servir não para dar opinião.
Lúcio: Fiquei magoado senhora. Por favor, não fale assim comigo. Só quis ajudar.
Pérola: Perdão, eu estou muito nervosa, só estou querendo lutar pelo que é melhor pela minha filha, um dia você vai ter filhos vai entender.
Lúcio: Claro que te perdôo senhora.
Mas Lúcio guardar de seus pensamentos, todos os seus sentimentos por Pérola. “É tão duro ver ela com vontade de se encontrar com outra, queria que ela percebesse que vale a pena, não os presentes, a comida de rico, o dinheiro, as jóias e sim os sentimentos do coração”.

Cena 02: Rubens visita Oscar

Rubens chegar à casa de Oscar e toca a campainha. Vanessa atende.
Vanessa: Bom dia Rubens, o que deseja?
Rubens: Quero falar com seu pai.
Vanessa: Meu pai não está, aliás, ele nem quer te ver, nunca mais.
Rubens: Pede para ele passar na minha empresa, precisamos conversar, tenho certeza que ele vai voltar atrás ou se ele não quiser trabalhar mais lá, ele pelo menos receba o que tenha direito.
Vanessa: Está bem, mas duvido que ele vá, dê um tempo a ele.
Rubens totalmente desesperado implora para Vanessa.
Rubens: Convença o seu pai, em nome da amizade que você tem por minha filha. Prometa.
Vanessa: Vou conversar com ele, eu prometo.


Cena 03: Toni vai procurar Camila na lanchonete

Toni vai procurar Camila na lanchonete logo após sair da Rádio e pergunta a Anderson por ela.
Toni: Boa tarde, a Camila está?
Anderson: Se a Camila que você procura for aquela irresponsável que trabalhava aqui ela não está e nunca vai estar trabalhando aqui. De qualquer forma vou te passar o endereço dela se você quiser e aí você a procura.
Toni: Muito obrigado, eu vou querer sim.
Anderson: Aqui está. Deseja comer alguma coisa?
Toni: Não, obrigado, estou indo agora ao encontro de Camila.

Cena 04: Alessandra começa a pensar na festa de Rubens

Na mansão, Alessandra começa a pensar na festa de aniversário que deseja preparar para Rubens. Começa então a conversar com Catarina.
Alessandra: A festa contará com convidados selecionados, gente muito importante e também alguns amigos antigos de Rubens que são pessoas mais simples. Eu quero que leia a listinha que fiz para você comprar.
Catarina: Perdão senhora, mas que lista é essa? Falta de um lado, sobra do outro. Deixe-me ver também a lista de convidados.
Alessandra: Está aqui Catarina.
Catarina: Números de telefones desatualizados, você está convidando gente até da filial de Manaus, sendo que a festa é para amigos próximos. Não se lembra que esse executivo se mudou? Em compensação falta adicionar os conjugue de alguns convidados.
Alessandra: Não sei o que faço Catarina.
Catarina: Não se preocupe Alessandra. Porque não pede ajuda a Lourdes.
Alessandra: Tem razão a Lourdes. O problema é que ela está com raiva do Rubens.
Catarina: Pior que é verdade, mas chame-a e vocês conversam e resolvem tudo.
Alessandra: Vou chamá-la então.

Cena 05 : Walter fracassa na reunião

Walter não conseguiu explicar tudo que Rubens desejava e reunião acabou sendo um fracasso.
Walter: Não entendo o que deu errado na reunião. Rubens vai querer me matar.
Estela: Você conduziu a reunião de maneira completamente errada, sinto muito em dizer isso. Rubens não vai gostar nada disso mesmo, tenho certeza.
Walter: Vamos começar então. Foi uma confusão, foi sem querer, não estava preparado para presidir a reunião. Cadê o Otávio essas horas?
Estela: Acredito que ele esteja bem mal, mas melhor que a gente que vai ter que ouvir o Rubens totalmente nervoso.

Cena 06 : Ângela conversa com Otávio

Ângela: Amor você está se sentindo melhor?
 Otávio: Muito mal, mas acredito que melhora até amanhã.
Ângela: Você é vice-presidente da empresa agora, é uma contradição você ficar doente por comer coisas erradas em excesso.
Otávio: Perdão. É verdade, tenho que dar o exemplo.
Ângela: Não só a empresa, mas também a nossa filha
Otávio: Perdão, eu acabei fazendo um agrado e prejudiquei minha queridinha.
Ângela: Não se lamente, é preciso atitude.
Otávio: Tem razão

Cena 07 : Lucas vê um anúncio de emprego

Lucas continuava andando pensando na proposta, afastou-se para tão longe para pensar com tranqüilidade e acabou indo para um lugar desconhecido, mas enquanto andava sem rumo, viu algumas lojas de comércio local e viu o anuncio em uma delas. “Precisa de vendedor”.
Ele entrou correndo e deixou seus dados na loja. Ele foi entrevistado por Toni Spilla (que curiosamente tinha o mesmo nome de outro personagem).
Toni: Deseja se candidatar ao emprego?
Lucas: Desejo sim.
Toni: Vila da Esperança? Você mora longe hein?
Lucas: Verdade, mas tenho muito vontade de trabalhar, muita disposição.
Toni: E muita sorte também, hoje é o último dia para se inscrever.
Lucas: Nem sabia.
Toni: É só preencher isso.
Lucas assinou e virou-se para ir embora quando se espantou com o que viu a loja só tinha mulheres como funcionárias e todas usavam roupas vulgares como uniformes.
Ele foi embora pensando. Que lugar estranho, mas preciso muito desse emprego. Acho melhor não contar esses detalhes para Mariana senão pode não gostar.

Cena 08: Oscar revela seus planos futuros para Gustavo
Oscar e Gustavo saíram para conversar.
Gustavo: Pai, o que o senhor pensa em fazer agora que saiu da empresa?
Oscar: Sair de novo? Como te disse, pretendo abrir minha própria e te quero como sócio, mas quero você trabalhe de verdade, nada sair no meio do expediente como você fazia trabalhando para aquele homem.
Gustavo: É claro, vamos trabalhar sério, no nosso negócio vai ser diferente.  Porque menciona o Rubens como aquele homem? Não pretende perdoá-lo nunca.
Oscar: Nunca. Rubens é um safado, já aprontou muito nessa vida, finalmente decidi deixar de protegê-lo e se ele vier querendo aprontar algo, eu revelo tudo que eu sei sobre ele.
Gustavo: Pai, o senhor sabe muita coisa?
Oscar: Mais do que Rubens imagina. Mas vamos deixar esse idiota para lá, e vamos pensar em coisas boas. Antes de abrir uma nova empresa, vamos fazer uma viagem de uma semana, toda a nossa família. O que acha?
Gustavo: Acho maravilhoso.



Cena 09: Pérola volta e planeja ir atrás de Rubens
Pérola e Lúcio voltam para a casa e ela rapidamente diz
Pérola: Lúcio, nós vamos entrar e logo sair de novo.
Lúcio: Sair de novo?
Pérola: Claro. Vou me vestir de maneira bem sensual para atrair Rubens.
Lúcio: Tem certeza que deseja isso?
Pérola: É óbvio que sim, e eu vou conseguir.

Cena 10: Rubens volta para a empresa

Após fracassar na busca por Oscar, Rubens volta ainda mais revoltado para a empresa
Walter: Sinto muito Rubens, o negócio com os investidores fracassou, não chegamos a suas metas, tivemos que fechar bem acima.
Rubens: Você está louco Walter? Isso é motivo para demissão seu imbecil. Suma da minha frente. Vai cuidar do seu cargo porque para a presidente você não serve. Vai logo, antes que você fique sem cargo nenhum.
De cabeça baixa, Walter respondeu:
Walter: Perdão Rubens.
E voltou a seu trabalho.
Rubens ainda mais furioso pensava. “Como eu gostaria de fazer uma reformulação geral aqui. Um pior do que o outro, ainda tenho que ver qual será a desculpa do Otávio”.

Cena 11: Toni vai à casa de Camila

Toni foi procurar por Camila em sua casa. Ele toca a campainha e ela abre toda sorridente.
Camila: Estou surpresa e muito feliz por você ter se importado comigo e vindo até aqui em casa.
Toni: Claro que eu viria, vou passar essa tarde com você e talvez muitas outras.
Ela sorriu ainda mais.
Camila: Você ficou sabendo que fui despedida. Esse é o preço por ser louca.
Toni: Você não é louca, você só acredita no amor como eu e tem mais espere as coisas se acalmarem garanto que você será readmitida.
Camila: Só você para me dar esperanças. Tudo bem, nós vamos esperar alguns dias para isso, mas agora vamos nos conhecer e comer alguma coisa.

Cena 12: Lúcio diz que acredita no amor

Pérola vai ao quarto e enquanto isso Rebeca retorna da faculdade.
Rebeca: Boa tarde Lúcio. Onde está minha mãe?
Lúcio: Ela está se trocando, vai sair um pouco.
Rebeca: Obrigada por avisar.
Totalmente pensando em Pérola Lúcio diz:
Lúcio: Rebeca saiba de uma coisa, eu apoio muito seu namoro com o Felipe. Também acredito muito no amor verdadeiro.
Rebeca: Fiz muito feliz Lúcio, você fará muito feliz a mulher que você gostar.

Cena 13: Lourdes chega à mansão

Na mansão, a campainha toca e Catarina atende. Era Lourdes que chega a convite de Alessandra.
Lourdes: Alessandra, muito obrigada pelo convite.
Alessandra: Você aceita organizar a festa de Rubens?
Lourdes: A festa é para Rubens? Sei não ele me humilhou me trocando de última hora na organização da festa da empresa?
Alessandra: Abra uma exceção por mim, por favor. Você sabe do jeito de Rubens e sabe também que eu o amo muito e faço qualquer coisa para ficar junto dele para sempre e qualquer coisa para que nesse tempo todo ele seja muito feliz.
Lourdes: Eu aceito, mas pelo que parece tem muita coisa para fazer, então vamos começar logo.
Alessandra: Obrigada. Vamos sim.

Cena 14: Rosa conversa com Andressa sobre amor

No jardim da mansão, Rosa leva um lanche para Andresa e começa a conversar.
Rosa: Aqui está o seu lanche senhora Andressa.
Andressa: Muito obrigada Rosa.
Rosa: Posso te perguntar uma coisa que sempre tive curiosidade?
Andressa: É claro que pode Rosa, comigo não precisa de cerimônia. Apesar de você trabalhar a pouco tempo, já gosto muito de você.
Rosa: Porque a senhora gosta de tomar os lanches da tarde aqui no jardim?
Andressa: É assim que eu e Augusto fazíamos, é forma de lembrar-me dele. E além do mais lá dentro está aquele papo chato de festa, de gastar dinheiro como se isso fosse prova de amor.
Rosa: Que lindo, o amor de vocês deve ter sido muito lindo.
Andressa: E foi mesmo. Você é nova, vai descobrir um amor assim.
Rosa: Posso te contar um segredo?
Andressa: Pode sim.
Rosa: Eu já estou amando. É um amor em segredo. É o Felipe.
Andressa: Não sei o que dizer, ele tem namorada.
Rosa: Queria tanto que ele terminasse com ela.
Andressa: Não é assim que as coisas se resolvem. Lembre-se você é nova, tem acreditar que vai vir um amor de verdade, você vai sofrer se escolher passar por cima de outras pessoas para conseguir o que você quer.
Rosa: Obrigado por ensinar isso Andressa. E a senhora? A senhora é tão jovem porque não procura um novo amor?
Andressa: Quem sabe um dia.

Cena 15: Pérola chega à empresa de Rubens

Pérola e Lúcio finalmente saem de casa em direção a empresa de Rubens. Enquanto iam de carro pela rua eles conversavam.
Lúcio: Pensei que a senhora iria se vestir de forma mais sensual.
Pérola: E estou vestida assim por baixo desse longo casaco. Foi só um disfarce, tinha me esquecido que Rebeca voltaria para casa então tive que me prevenir.
Lúcio: Deve estar maravilhosa por baixo.
Pérola: Estou mesma com certeza. Rubens se tornará meu amante facilmente.

Lúcio: Não duvido disso, mas acho que a senhora está indo longe demais.
Pérola: Não te pago, para dar conselhos. Então fale só o necessário.
Lúcio teve que ficar em silêncio então, mas depois de um tempo se pronunciou novamente.
Lúcio: Chegamos.
Pérola: Que bom, já estou ansiosa.
A ansiedade dela ficava cada vez maior, passou meia hora e nada.
Pérola: Fala alguma coisa Lúcio.
Lúcio: Sim senhora, eu falarei de tudo com você.
E Lúcio foi falando muito, até coisas sem sentido só para alegrar Pérola. Depois de tanto falar, finalmente eles avistaram Rubens.
Pérola: Estou reconhecendo, é ele, o Rubens. O show vai começar.


Cena 16: Lucas volta para a Vila e é confrontado por Tico Fino

Animado com a possibilidade de conseguir um emprego, Lucas volta para a Vila e é confrontado por Tico Fino.
Tico Fino: Por onde você andou Lucas? Estive procurando você o dia todo?
Lucas: Procurando-me?
Tico Fino: Claro Lucas. Esqueceu do assalto? Não pense em desistir, não brinque com Paulão. Se ele já estiver contando com você e você desistir, não quero estar na sua pele.
FIM DO CAPÍTULO

Reflexões


As decisões sem pensar são erros e pior são erros que atraem erros.  É uma das coisas que estou me lembrando agora que surgiu essa possibilidade de emprego, fico pensando se isso realmente é verdade. Quando deixamos de acreditar em algo e nos perdemos nessas ilusões estamos fazendo isso. Eu deveria acreditar que vou arrumar um emprego, mas pelo contrário até pensei em algo inimaginável como um assalto, agora tenho a possibilidade, será que vai acontecer, e se não acontecer terei sabedoria para escolher o que fazer ou não? (Lucas).

É preciso muita sabedoria para não acumular erros. Pelo que estou vendo do Rubens ele não está conseguindo e isso pode trazer conseqüências terríveis. É preciso que cada um de nós evite que isso aconteça, devemos tirar um tempo ainda hoje para pensar no assunto. (Luis).

Quando não conseguimos evitar o acúmulo de erros sozinhos devemos ouvir alguém (Jorge)

Fazer com que o outro encontre esse caminho de reconhecer o erro é uma prova de amor (Marta)

E por falar em amor, é uma área séria em acúmulo de erros tanto dentro de um relacionamento como após o término dele, o erro da descrença de ser feliz com alguém por causa de uma decepção anterior. (Toni)

Essa descrença causada por um acúmulo de erros vem desde cedo. Eu como professora vejo com muita tristeza quando uma criança como a desacreditar em si mesma desde muito não se achando competente porque tem dificuldades de aprendizado.  Muitas vezes esses erros são complicações que elas mesmas cometem sem perceber e é assim na nossa vida. (Cristiane)

É muito assim na nossa vida, e eu afirmo: “Se está difícil é porque está errado”. Ou seja, estamos agindo de uma forma errada e só acumulando erros. (Ciro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário