quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Na Justiça do Amor - Capítulo 004

04
Todas as nossas escolhas devem estar baseadas em valores e responsabilidade. Não confunda valores com bens materiais e nem responsabilidade com buscar dinheiro. (Ciro)

Cena 01: Camila abre o jogo para sua mãe

Selma: Conte-me tudo o que aconteceu minha filha.
Camila: Vou te contar tudo minha mãe. Sabe esse locutor que
está falando no rádio, eu o conheci ontem e tive a certeza que ele é um homem
incrível.
Selma: Que bom minha filha.
Camila: Muito bom, mas tem um problema eu fui ao encontro dele no horário de serviço.
Selma: Isso foi muita irresponsabilidade de sua parte minha filha. Você não é nenhuma menina e além do mais o Anderson lhe deu a primeira oportunidade quando mesmo você sendo nova e sem experiência. Tente conversar com ele outra hora.
Camila: Perdoe-me, irei fazer isso mamãe.
Selma: Faça isso logo e não seja irresponsável de sair sem permissão nesse ou em outro emprego.


Cena 02: A decisão de Lucas

Lucas: Vou participar do assalto, mas quero boa grana, meu filho vai nascer em breve e to precisando.
Tico Fino: É claro, é serviço fino meu amigo tu vai ganhar uma boa porcentagem.  A residência  que vamos assaltar é de primeira, coisa fina sabe. Passe mais tarde venha para negociar pessoalmente com Chefe Paulão.
Lucas: Pode deixar, mas não conte isso a ninguém.
Tico Fino: Pode deixar comigo.


 Cena 03: Pérola se prepara para sair

Pérola: Lúcio que belo café da manhã você preparou. Por mim passaria horas aqui, mas hoje temos que resolver aquele assunto. E meu carro está digno? Mesmo indo para esse fim de mundo que marcamos quero chegar no luxo, quero ver olhares ao verem o diamante sobre rodas.
Lúcio: Obrigado madame, é um prazer servi-la, fiz o café com todo prazer. Cuidei pessoalmente de todos os cuidados com o carro. Não quero que a senhora tenha problemas.
Pérola: Que bom porque é hoje que afastarei esse pobretão da mesma maneira que afastei a Ângela da vida do Santiago.
Lúcio: A senhora ainda tem muita raiva da Ângela?
Pérola: É claro que tenho. Que pergunta idiota. Depois de tudo que ela fez você não queria que eu bancasse a boazinha e perdoasse?
Lúcio: Meu preocupo com a senhora, não é bom guardar esses sentimentos. Já passou tanto tempo.
Pérola: Pior que você tem razão, no fundo eu queria saber o que ela fez da vida dela. De quem são aqueles filhos, se ela continua uma empregadinha ambiciosa, se ela se casou ou só deu o golpe da barriga. Chega de falar dela o empregadinho da vez é outro.

Cena 04: Otávio e filha passam mal
Ângela levantou cedo para levar as crianças para a escola. Era a rotina da família dela, Otávio ia para a empresa e ela levava as crianças, mas alguma coisa esta errada aquela manhã.
Luan: Vamos mamãe estamos atrasados.
Ângela: Você vai ter que esperar, a Luana está doente.
Logo Otávio também aparece.
Otávio: Bom dia amor.
Ela espantada respondeu.
Ângela: Ainda por aqui Otávio. Você está atrasado com a reunião com os investidores.
Otávio: Estou doente. Avisei que não posso ir.
Ângela olha bem para Otávio e fala:
Ângela: Acho que já sei por que vocês estão assim. Você comeu muita porcaria e deu para ela também. Não pode meu amor, vocês têm que ficar bem.
Otávio: Perdoa-me meu amor.
Ângela: Perdôo-te, mas você tem que tomar cuidado, com saúde não se brinca ainda mais de uma criança.
Otávio: Tomarei mais cuidado.
Ângela: Fique com ela então. Levarei só o Luan e passarei na escolinha dela dizendo o que aconteceu. Medo de pensarem que sou uma irresponsável que deixa a filha ficar nesse estado.
Otávio: Se falarem qualquer coisa de você, eu assumo a culpa sozinho.
Ângela: Obrigada. Estou indo, porque senão o Luan perde o começo da aula.

Cena 05: Rubens sente falta de Oscar
Rubens chegou cedo a reunião. Aquela reunião era muito importante, além de decidir as negociações com investidores internacionais, aquela também seria a primeira ao lado de Otávio, o novo vice-presidente. Ele foi logo falando com sua secretária
Rubens: Trouxe toda a papelada que lhe pedi?
Estela: Está tudo aqui senhor Rubens.
Rubens: Muito obrigado. E o Otávio já chegou?
Estela: Não senhor, ele ligou avisando que está doente.
Rubens: Não é possível, ele sempre foi um ótimo funcionário e só chegar ao topo que se revela.
Estela: Perdão pelo que vou dizer, mas raramente vi o senhor assim, o senhor está se sentindo bem.
Rubens: Estou sim Estela. Vou começar a reunião sem ele mesmo.

Cena 06: Ciro comenta sobre Rubens com Cristiane

 Ciro e Cristiane estão em casa e Ciro começa a ler o jornal diário e comenta com sua esposa Cristiane
Ciro: Olha só meu amor, aqui no jornal anuncia que Rubens escolheu o quase desconhecido Otávio para a vice-presidência deixando de fora seu grande amigo Oscar e também Walter outro grande executivo, ambos apontados como favoritos.
Cristiane: Amor você não existe, sempre se preocupando com Rubens.
Ciro: Preocupo-me muito sim ele foi a pessoa que me ajudou na hora que eu mais precisava, me dando emprego quando ninguém quis dar. Veja só o que fala abaixo que Oscar deixou a empresa.
Cristiane: Pelo que você me contava Rubens às vezes era meio impulsivo.
Ciro: Apesar de ele ser uma ótima pessoa, ele é como todo mundo e tem defeitos. Por exemplo, ele gosta de guardar as decisões somente para si, ou para alguém com que confia muito. Outra coisa detesta coisas mal resolvidas e por conta disso às vezes ele perde a razão. Por fim o pior de tudo é que ele é muito mulherengo. Ele não se preocupou em buscar ou lutar por alguém que ele amasse de verdade, ele teve a famosa amante Verônica e certamente outras também.
Cristiane: Exatamente essa surpresa que pode acabar com uma amizade. Imagino como Oscar deve estar se sentindo.
Ciro: E eu imagino como Rubens se sente, ele deve estar lá louco para correr atrás de Oscar.

Cena 07: Pérola chega ao encontro

Lúcio: Chegamos madame, o local combinado é esse. Veja lá o meu grande amigo.
Pérola: Que lugarzinho ridículo, é pior do que eu pensava.
Lúcio: Vai ser rápido prometo.
Pérola: Vamos descer então, fazer o que. Eu uma senhora tão fina acostumada a encontros em restaurantes da elite, sou obrigada a vir nesse fim de mundo.
Eles chegaram e cumprimentaram Gerânio
Pérola: Quais informações quentes você tem para me dar?
Gerânio: E a grana para me dar está aí? Não quero nenhum centavo a menos.
Pérola: Tudo que combinamos e trouxe mais caso realmente valer a pena o que você sabe. Dinheiro para mim não é problema, eu quero minha família seja feliz.
Gerânio: E a grana para me dar está aí? Não quero nenhum centavo a menos. Saiba que eu também, quero dar um agradinho aos meus filhos. E a senhora aceita alguma coisa para comer.
Pérola: Nada dessas coisas daqui que chamam de comida me interessa. Leva essa comidinha de empregadinhos para os seus filhinhos. Anda logo com essa informação, é a única coisa que quero de você.
Lúcio: Calma madame, ele só estava tentando ser gentil.
Pérola: Perdoe-me é que já comi bem em casa, não se preocupe comigo.
Gerânio: Vou ser breve então. Felipe é filho do motorista do dono da empresa. Luis é motorista de Rubens é viúvo e tem Felipe como único filho. Possui uma amizade e lealdade muito grande o patrão, um tipo de amizade que você acha não existe mais. O sonho de Luis é ver seu filho formado numa grande faculdade. Felipe escolheu fazer Direito na mesma faculdade que sua filha e lá eles se conheceram. Rubens paga a faculdade do rapaz e ainda conseguiu um emprego para ele. Felipe trabalha lá dentro da empresa para o senhor Walter, um homem ambicioso que desejava ser vice-presidente da empresa. Com todo esse apoio, o futuro de Felipe está garantido. O próprio Rubens ser convencido a mudar de ideia e nessa parte ele é muito idiota, porque ele é um mulherengo que jamais resistiria a uma mulher bonita como a senhora.
Pérola: Cala a boca seu insolente você está pensando o que? Fica com o dinheiro que te dei e some logo antes que me arrepende.
Calado Gerânio pegou o dinheiro e foi embora.

Cena 08: Rubens sente falta de Oscar
Rubens começou a reunião. Era para ele estar animado por conta das negociações que iriam ocorrer, mas não parava de pensar em Oscar.
Rubens: Bom dia a todos, eu estou aqui ao lado de Walter e toda a equipe para discutir uma parceria vantajosa tanto para nós quanto para vocês.
Rubens começou a ler todo o material que pegou com Estela, mas chegou um momento que agüentou mais e gritou.
Rubens: Chega!!!!! Assuma a reunião aí Otávio.
Estela: Perdão senhor Rubens, mas devo lembrá-lo que seu Otávio não veio.
Rubens: Tinha me esquecido dessa droga. Vai ter que ser você Walter. Faça essa negociação direito.
Rubens saiu de lá como um doido atrás de Oscar.
Estela: Como Rubens pediu, assume Walter como seu sucessor para presidir essa reunião.
Walter: Vamos começar então.

Cena 09: Lucas começa a pensar sobre sua decisão

Após contar o que decidiu, Lucas sair para bem longe da Vila para ficar sozinho e pensar na vida.
“Será que a decisão que eu tomei foi correta”. “Será que é certo roubar um inocente mesmo sabendo que precisamos tanto”. “Tem chance de a polícia me pegar e ir para a cadeia e não ver meu filho nascer”.
Também lembrou-se do que Ciro disse:
“Se as dificuldades persistirem não perca a fé em Deus, há por trás de todo esse mundo que a gente vê uma grande justiça, A Justiça do Amor. Há dois caminhos nessa vida, um caminho de trabalho, de espera, de perseverança e que por mais que o resultado não venha, pode ter certeza que um dia o justo sempre vence e há outro caminho que dizem ser mais fácil, mas é um terrível engano e no fim você descobrirá que perdeu tudo de mais importante que existe. Cuidado com o caminho que você vai escolher. Eu também passei por dificuldade na minha vida Lucas, também fiquei muito tempo desempregado e só fui superar isso quando fui trabalhar na recém fundada empresa Alimentos Minardi, onde trabalhei até me aposentar. Sou muito grato ao senhor Rubens.”
Já estava Lucas totalmente confuso, com medo e sem dinheiro movido pela ilusão de dinheiro fácil, questionava o erro de roubar, mas a ideia já estava na mente.
“Esse dinheiro não fará falta para quem tem tudo, para nós pobres isso vai ser a nossa salvação. Não quiseram me dar emprego, eu vou ter conseguir na marra. Lamento, mas não tem jeito”.





Cena 10: Pérola conversa com Lúcio

Lúcio: Madame perdoe o meu amigo.
Pérola: Tanto faz, já consegui o que eu queria.
 Lúcio: O que pretende fazer?
Pérola: Quer mesmo saber?
Lúcio: Quero sim.
Pérola: Então eu vou dizer.


Cena 11: Rubens visita Oscar

Rubens chegar à casa de Oscar e toca a campainha. Vanessa atende.
Vanessa: Bom dia Rubens, o que deseja?
Rubens: Quero falar com seu pai.

FIM DO CAPÍTULO

Reflexões



Quando vi que Rubens continuava guardando suas decisões só para si, eu percebi que isso poderia ser muito prejudicial. Muitas vezes acabamos agindo de forma impulsiva sem pensar, ou pensamos em algo e achamos que não é problema, mas se trata de algo muito errado. (Ciro).

Quando algo é errado ou não, isso tudo é uma grande confusão. Que atitudes tomar, que caminho seguir. Essa é dúvida que te chamo para pensar comigo. (Lucas).

As respostas para o que é certo e errado são muito óbvias, mas as pessoas têm deixado de enxergar por vaidade, por falta de fé. O que é certo é certo, e o que é errado é errado, não importa se nos trarão benefícios ou se todo mundo faz e como Ciro diz nunca devemos nos esquecer de estar sempre no bom caminho, o caminho da Justiça do Amor. (Cristiane)

Já é muito difícil convencer um amigo que quando ele está errado, mais difícil ainda é convencer alguém superior a você ou que não quer te ouvir.   Caso isso aconteça, uma boa pergunta mostrando preocupação já é uma grande ajuda. (Estela)

Há casos em que os dois estão errados ou estão cada um deles certo a sua maneira. O erro de um também pode fazer o outro errar. Veja Rubens que errou com o amigo e fez o amigo errar com ele. Devemos sempre tomar esse cuidado para não acumular erros, pois isso acaba com amizades, relacionamentos. (Luis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário